A importância da espectrometria de fluorescência de raios-X

A espectrometria de fluorescência de raios-X é um teste de grande importância na indústria petrolífera.

Compreender sua aplicação e relevância são cuidados fundamentais para aqueles que buscam a máxima eficiência no dia a dia.

Entenda mais sobre a espectrometria de fluorescência de raios-X

A espectrometria de fluorescência de raios-X é um tipo de teste que, por exemplo, pode identificar a presença de enxofre na amostra analisada.

Como diferencial, o método de análise ASTM D 4294 contribui para que seja possível ter resultados rápidos.

Portanto, é viável fazer uma análise minuciosa e garantir que se tenha todas as informações necessárias sobre o teor de enxofre na amostra em poucos minutos.

Aspecto que faz toda a diferença para que se possa ter um material de alta qualidade. Assim, garantindo que a indústria tenha um produto compatível com as exigências de mercado.

O teste ASTM D 4294 é versátil

Além de ser um teste que entrega o resultado em poucos minutos, contribuindo para que se tenha um indicador preciso, o ASTM D 4294 é versátil. O que faz com que seja possível utilizar a espectrometria de fluorescência de raios-X em diversas amostras. Como, por exemplo, de diesel, nafta, óleos base lubrificantes, óleos hidráulicos, combustíveis de aviação, óleos brutos, gasolina e muitas outras.

Contribuindo para que o teste seja capaz de revelar a qualidade do material analisado. Portanto, viabilizando a correção de eventuais problemas que sejam identificados na amostra testada.

O teor de enxofre é um indicador de qualidade

Um ponto importante de perceber é que o teor de enxofre é um indicador de qualidade da amostra analisada. Por isso mesmo, todos os interessados em disponibilizar um produto derivado do petróleo

de qualidade precisam de um laboratório de confiança para fazer o teste de espectrometria de fluorescência de raios-X.

Tendo em vista que, os dados do teste vão revelar a qualidade da amostra avaliada. Dessa forma, contribuindo para que seja possível identificar se o produto está em condições de comercialização. Atualmente no Brasil existem normativas em relação ao teor de enxofre em cada produto derivado do petróleo.

Isso acontece justamente por ser um componente que acarreta danos ambientais quando está acima dos limites permitidos.

Portanto, é muito importante que todas as amostras sejam devidamente testadas. Tudo para que sigam o padrão regulamentado e possam ser comercializadas com eficiência e boa aceitação dos clientes.

Texas Oiltech: seu laboratório especializado em análises de produtos de petróleo

Seja para o teste de espectrometria de fluorescência de raios-X ou para outros testes pertinentes para a indústria de petróleo, a equipe do laboratório Texas Oiltech está sempre disponível.

Com equipamentos de ponta e profissionais experientes, é possível aproveitar todo o conhecimento e suporte que a equipe disponibiliza. Dessa maneira, é possível ter qualidade e eficiência em suas análises.

Entre em contato conosco e conheça todas as soluções que a equipe Texas pode oferecer.