Análise de estabilidade à oxidação do óleo mineral é ideal para evitar falhas

A análise de estabilidade à oxidação do óleo mineral é um teste de grande importância para que seja possível evitar falhas na performance.

Desenvolvida de acordo com os padrões ASTM D2440, a análise oferece um relatório detalhado com o resultado. Sempre visando orientar as medidas que podem ser adotadas para melhorar a performance do material analisado.

Nós trouxemos algumas informações sobre a análise de estabilidade à oxidação do óleo mineral, como é feita e qual sua importância, confira a seguir.

Entenda o que é análise de óleo mineral lubrificante

A análise de estabilidade à oxidação do óleo mineral é um teste feito sob rigorosos padrões. Ela tem o intuito de garantir que se tenha informações sobre a oxidação do óleo.

Seguindo o padrão ASTM D2440, a análise é feita para que se possa identificar mais informações sobre as condições do óleo isolante.

O teste não é capaz de informar cada detalhe a respeito do desempenho do óleo em funcionamento nos equipamentos. Uma vez que, é impossível reproduzir em laboratório os componentes de óleo, papel, esmalte e fio.

Todavia, a partir da análise do óleo isolante seguindo o procedimento da ASTM, é possível controlar a avaliar inibidores de oxidação. Bem como, verificar a consistência da estabilidade do óleo à oxidação.

Óleo mineral oxidado perde eficiência

Um ponto muito importante de observar é que o óleo mineral oxidado perderá eficiência. Isso faz com que possa expor o sistema todo a riscos desnecessários.

Uma vez que, a oxidação desencadeia maior risco de que o óleo apresente falhas. Assim, possibilitando ineficiência em que ocasiona diminuição da vida útil do sistema como um todo.

É por isso que, investir em análises de óleos mineraisé importante e necessário para que se possa entender como está a performance do lubrificante.

A partir dos indicadores, é possível tomar decisões estando bem informado. Seja para substituir o óleo que está sendo usado ou para continuar usando o produto que demonstra estar funcionando conforme o esperado.

Portanto, é uma análise que auxilia os gestores a decidirem questões importantes. Dessa forma, evitando-se que o uso de um produto com qualidade inferior à desejada ocasione prejuízos.

Quando o óleo mineral não está performando como deveria, a empresa pode vir a ter muitos prejuízos. Considerando falhas e interrupções inesperadas no funcionamento do sistema, o custo de usar um produto ruim pode ser significativamente alto.

Investir em análises laboratoriais ajuda a tomar decisões estando bem informado e possibilita ser muito mais assertivo.

Texas Oiltech: especialista em análise de estabilidade à oxidação do óleo mineral

É interessante observar que a análise de óleo lubrificante mineral é um indicador importante para o negócio. Contar com um especialista em análise é importante para que se possa ter dados confiáveis para analisar e tomar boas decisões com base na orientação de especialistas.

A equipe Texas Oiltech realiza análises seguindo os rigorosos padrões da ASTM. Tudo para obtenção de relatórios detalhados que ajudam na tomada de decisões assertivas.

Entre em contato com a nossa equipe. Tenha todo o suporte necessário para a condução de suas análises que eventualmente sua indústria possa necessitar.