Análise de fluido de arrefecimento: quais as normas envolvidas?

A análise de fluido de arrefecimento é regida por uma série de normas da ABNT, para que se possa desenvolver análises de qualidade.

Quando todos os testes realizados ao longo da análise de fluidos de arrefecimento seguem as normas ABNT NBR 13705, ABNT NBR 15297 e ABNT NBR 14261, é possível ter um resultado confiável.

Nós vamos te explicar com mais detalhes quais são os critérios estabelecidos por cada normativa, confira a seguir.

Normas que regem a análise de fluido de arrefecimento

Elencamos as 3 normas da ABNT que guiam a análise de fluido de arrefecimento, para que possa conhecê-las e entender melhor como funciona a dinâmica da análise.

1. ABNT NBR 13705

A ABNT NBR 13705 especifica quais são os requisitos e os métodos de ensaio para determinar as características dos aditivos concentrados dos tipos monoetilenoglicol, monopropilenoglicol e glicerina, tipos A, B e C.

Tais ativos estão destinados a promover o arrefecimento do motor, conferindo proteção adequada contra congelamento, cavitação, corrosão e fervura.

2. ABNT NBR 15297

A norma especifica quais são os requisitos e ensaios para determinar as características dos líquidos de arrefecimento orgânicos que são produzidos à base de monoetilenoglicol.

3. ABNT NBR 14261

A ABNT NBR 14261 especifica quais são os métodos para determinação das características de soluções arrefecedoras do tipo A, tipo B e do tipo C.

Portanto, seguir as 3 normas possibilita uma análise de fluido de arrefecimento que é completa e tem qualidade. 

Possibilitando seguir todos os padrões técnicos necessários para que a análise revele dados consistente. Bem como, podem ser utilizados para basear decisões em relação ao uso do melhor fluido de arrefecimento para cada demanda.

Qual a importância de testar o fluido de arrefecimento?

Com um fluido de arrefecimento de qualidade ruim, é possível ter problemas em seus equipamentos. 

Uma vez que, mesmo com toda a parte de manutenção em dia, o fluido não estará cumprindo exatamente o seu papel. Fator que pode expor o equipamento a diversos riscos como corrosão, congelamento ou excesso de aquecimento.

Portanto, testar os fluidos por meio da análise de fluido de arrefecimento identifica se o material está conforme o esperado, sendo um investimento importante.

Tendo como objetivo evitar prejuízos com a manutenção de seus equipamentos por causa de fluidos inadequados, que foram usados em excesso ou que não apresentavam a qualidade esperada.

Análise de fluidos de arrefecimento é especialidade Texas OilTech

A Texas Oiltech Laboratories é especializada em análise de fluidos de arrefecimento e análises laboratoriais para avaliação de óleos, combustíveis, petróleo e graxas.

Com atuação que segue todas as normas vigentes para uma análise eficaz, a Texas OilTech Laboratories é uma empresa que auxilia seu negócio a fazer uso de óleos e lubrificantes de alta qualidade, que entregam a performance desejada para o maquinário funcionar com plena eficiência.

Entre em contato e conheça todas as análises que podem ser feitas em nossos laboratórios. Tudo para avaliar seus fluidos e identificar a qualidade do material que está sendo utilizado no cotidiano de seus equipamentos.