Análise de gasolina: como ela é feita de forma profissional?  

A análise de gasolina é extremamente importante para a segurança em toda a cadeia de transporte e venda do produto.

Afinal, infelizmente existem fraudes que são comuns. E através da análise de combustível gasolina é possível analisar a qualidade da substância.

Pensando nisso, nós trouxemos tudo sobre análise de combustível gasolina. Confira mais sobre o tema a seguir.

Análise de gasolina é fundamental para a qualidade

A análise de gasolina é fundamental para garantir a qualidade do combustível. Dessa forma, é possível atestar que o material saído da distribuidora tem a qualidade prevista em contrato de venda do combustível.

A partir da análise é possível identificar não só se houve adulteração, como também, se o combustível tem a octanagem adequada. Da mesma forma, pode-se avaliar outras características físicas e químicas que precisam ser identificadas.

De forma que, seja possível corrigir eventuais problemas identificados em análise, bem como, atestar a seriedade do trabalho da refinaria.

Análise de gasolina: conheça alguns testes

Existem diferentes tipos de testes que podem ser feitos quando o assunto é análise de gasolina. Nós trouxemos alguns dos principais testes. Confira:

1. Análise de octanagem

Tem como objetivo identificar a capacidade de resistência à detonação da gasolina. O teste é importante para determinar a qualidade do combustível.

2. Análise de composição química

Outra análise comum é a de composição química, visando identificar a presença e concentração de diferentes componentes no combustível.

Dessa forma, é possível identificar aditivos contaminantes, por exemplo. É possível usar técnicas como cromatografia gasosa, espectroscopia de massa e espectroscopia infravermelha para a análise.

3. Teor de enxofre

Outra análise comum da gasolina é a verificação de teor de enxofre, com o objetivo de adequar o combustível às especificações ambientais. Uma das normas mais adotadas nesse caso é a ASTM D4294 / NBR 14533.

4. Teor de álcool

O teor de álcool também é verificado em alguns casos, visando identificar a quantidade de etanol como aditivo presente na gasolina. Para isso, geralmente é utilizada a cromatografia gasosa na análise.

Texas Oiltech: seu laboratório de análise de gasolina

Precisa de análise de gasolina? A Texas Oiltech é um laboratório completo, com tecnologia de ponta e materiais de excelência para te auxiliar a lidar com análises químicas e físico-químicas.

Nosso time está sempre preparado para atender a sua demanda. Entre em contato, conheça nossas soluções e tenha análise de combustível, gasolina e outras análises sempre em dia.

Afinal, investir em análises te auxilia a garantir processos mais seguros, eficientes e com toda a transparência necessária para seu cotidiano.