A análise de óleo hidráulico é uma etapa importante para garantir que o seu fluido em uso seja adequado para os equipamentos.
Afinal, o fluido hidráulico eficiente é fundamental para a produtividade e funcionamento adequado dos equipamentos.
Sem a análise de fluido hidráulico é impossível ter certeza de que a lubrificação das máquinas está adequada. E isso abre margem para aumento de custo com manutenção.
Entenda tudo sobre a análise de óleo hidráulico a seguir.
Entenda o que é a análise de óleo hidráulico
Os óleos hidráulicos são usados para garantir o funcionamento das máquinas, bem como, possibilitam maior vida útil para os equipamentos.
Entretanto, para ter esse resultado é preciso fazer uso do óleo hidráulico adequado, bem como, garantir que as análises do óleo sejam feitas regularmente.
De modo que, seja possível comprovar a eficiência do óleo que está sendo usado. Caso o produto não esteja entregando o desempenho desejado, a análise irá informar a performance ruim e possibilitar a correção.
Portanto, investindo em análise de óleo hidráulico é possível evitar a quebra precoce de seus equipamentos. Uma vez que, o relatório detalhado irá revelar o problema do óleo e garantir a substituição para que suas máquinas funcionem como o esperado.
6 ensaios de análise de óleo hidráulico
Para uma análise completa, é necessário cumprir os 6 ensaios da análise de óleo hidráulico, confira:
1. Contagem de partículas
A contagem de partículas é uma etapa importante, para quantificar as partículas sólidas que estão presentes no fluido.
O ensaio de contagem de partículas é um dos mais importantes. Tendo em vista que, a maior parte das falhas de equipamentos que envolvem problemas com o óleo hidráulico são falhas derivadas de contaminação por partículas.
2. Aparência
Trata-se de uma análise visual, que identifica eventuais degradações e contaminações do fluido, avaliando componentes físico-químicos presentes no óleo.
3. Concentração de água
Todos os fluidos hidráulicos no mercado possuem um limite de concentração de água diluído. Dessa forma, é possível estabelecer um padrão, para que a água não comprometa as características físico-químicas.
4. Viscosidade
No caso dos fluidos industriais, a análise de viscosidade é um parâmetro de grande importância.
Todo o sistema mecânico e de troca de calor é projetado para atuar com uma viscosidade específica. Por isso, é importante que a viscosidade seja considerada.
De modo que, seja possível garantir que o fluido esteja nas condições ideais para garantir o uso eficiente.
5. Espectrometria
A espectrometria tem como objetivo identificar quais são os elementos químicos que estão no óleo.
É possível identificar aditivos, partículas metálicas, por exemplo. Se o óleo está com partículas metálicas, pode ser um indicativo de desgaste de peças da máquina.
6. Número total de acidez
O ensaio que mede a acidez do fluido industrial, avalia a quantidade de reagente necessário para que seja possível neutralizar agentes oxidantes presentes em seu óleo. Portanto, é um ensaio importante.
Perceba que, são 6 ensaios comuns de serem feitos para uma análise detalhada. No entanto, dependendo de sua demanda, outros ensaios podem ser executados também.
Texas Oiltech: especialista em análise de óleo hidráulico
Precisa de uma equipe capacitada para a análise de óleo hidráulico? Continue em nosso site e conheça as soluções da Texas Oiltech.
Nossa equipe é experiente e tem laboratório adequado para te auxiliar com a análise de óleo hidráulico eficiente, para prolongar a vida útil de seus equipamentos.
Fale com nossos especialistas e saiba mais!