Análise química de petróleo: 4 procedimentos importantes

A análise química de petróleo é feita com o objetivo de garantir que a substância tem a qualidade desejada. Tudo para evitar que seu uso ocasione danos ao meio ambiente.

Quando se está utilizando petróleo de baixa qualidade, sua queima gera gases que são prejudiciais para a atmosfera.

Além disso, a baixa qualidade interfere diretamente nos resultados obtidos com o uso do petróleo para diversas finalidades.

A qualidade é sempre um fator relevante para alcançar a máxima produtividade e eficiência com o uso de qualquer substância. Por isso mesmo, hoje vamos te explicar 4 procedimentos importantes para a análises químicas de petróleo, na prática. Confira!

4 formas de análise química de petróleo

Atualmente existem 4 formas mais comuns de analisar quimicamente o petróleo, são elas:

1. Hidrocarbonetos

Consiste em analisar a classe de hidrocarbonetos baseado na sigla PIONA (Parafinas, Iso-Parafinas, Olefinas, Naftênicos e Aromáticos).

Por ser uma análise de amostra com grande número de componentes individuais, a caracterização da fração é uma demanda relativamente difícil de ser executada.

Dependendo não só da expertise de profissionais experientes, como também, de equipamentos adequados para tal.

2. Não hidrocarboneto

Os óleos brutos costumam ter quantidades significativas de componentes como enxofre, nitrogênio e oxigênio que são classificados como não hidrocarbonetos.

O enxofre, por exemplo, é um dos constituintes mais importantes do petróleo. Sendo importantíssimo realizar sua análise detalhada.

3. Biomarcadores

A análise química de petróleo também analisa marcadores biológicos. Fazendo uma avaliação geoquímica do petróleo.

Dessa forma, é possível identificar informações sobre a origem do petróleo. Uma vez que, os biomarcadores são como impressões digitais do petróleo.

Aspecto que faz com que seja importante identificar essas impressões digitais e compreender quais são as origens do petróleo analisado. Afinal, isso tem total relação com uma série de componentes na fórmula do óleo.

4. Informações geoquímicas a partir dos biomarcadores

Outro ponto importante é que, na análise química de petróleo é possível obter informações geoquímicas a partir dos biomarcadores.

Podendo conhecer o grau da evolução térmica do petróleo, identificando concentrações relativas, aromatização de compostos e degradação térmica.

Conte com a equipe Texas Oiltech

Precisa de uma análise química de petróleo eficiente e confiável? Conte com a equipe Texas Oiltech para que possa ter serviços executados com profissionalismo e alta qualidade.

Nossa equipe de experts em análises laboratoriais têm os equipamentos adequados e experiência para conduzir os testes e emitir relatórios detalhados e completos.

Aproveite para entrar em contato e conhecer nossas soluções para seu negócio.

Afinal, ter uma análise química de petróleo confiável e detalhada pode fazer toda a diferença para quem busca investir em qualidade.

Nossa equipe faz os testes pautados nos 4 tipos importantes de procedimentos, para que todo resultado seja confiável e possa ser usado para sua tomada de decisão.

Uma vez que, acompanhar a qualidade do petróleo é fundamental para que se possa fazer bom uso do material.

Aproveite que agora já sabe mais sobre a análise química de petróleo para que possa fazer uso dessa análise como ferramenta de qualidade de seu produto.

Fale com nossos especialistas e saiba mais!