As análises de graxas são de suma importância. Tendo em vista que, óleos e graxas eficientes são fundamentais para a vida útil das máquinas e equipamentos.
Caso contrário, a falta de lubrificação adequada pode desencadear danos no equipamento, como a quebra precoce. Portanto, o ideal é submeter graxas ao procedimento de análise.
Sempre com o principal objetivo de garantir que esteja comprando o material ideal para sua demanda e possa ter eficiência no uso dos equipamentos.
Confira tudo a seguir sobre análises de óleos e graxas.
Análises de graxas: entenda como funciona
Quando se trata de análises de graxas, existem 5 tipos de ensaios comuns aos quais o produto é submetido, são eles:
1. Consistência de graxas
Trata-se da análise de consistência, visando medir se está na consistência ideal para a lubrificação dos equipamentos.
Tendo em vista que, a consistência interfere na penetração da graxa na superfície do equipamento e isso faz diferença no dia a dia de uso do mesmo.
A norma aplicada nesse caso é a ASTM D217 (Penetração por Cone).
2. Estrutura
A estrutura de óleos e graxas é observada no microscópio. Tendo como objetivo verificar se o material forma película lubrificante nos equipamentos onde a graxa ou óleo é utilizada.
3. Filamentação
É uma análise da capacidade de formar fios ou filamentos, que é uma característica das graxas de boa qualidade.
4. Adesividade
Agentes de adesividade são usados, em alguns casos, para melhorar a aderência da graxa à superfície metálica onde o material é aplicado.
Assim como, no caso dos óleos que podem ser melhorados por meio do uso de aditivos. As graxas também podem ser melhoradas usando látex ou polímeros em pequenas quantidades para o aumento da adesividade.
5. Ponto de fusão ou gotejamento
É a análise de temperatura em que a graxa deixa de ter estado pastosa e entra em estado líquido a partir da primeira gota que se forma com a temperatura elevada.
O ponto de fusão é uma informação importante para a escolha da graxa ideal para seus equipamentos.
Para essa análise, a norma a ser seguida é a ASTM D566.
A análise de graxa dá indicativos importantes
Quando o assunto é análise de graxa, é importante fazer uso das informações para que se possa identificar qual é a melhor graxa ou óleo para seus equipamentos.
De modo que, possa identificar quais são os melhores produtos para usar em seus equipamentos, visando evitar danos e perdas.
Afinal, quando os equipamentos são corretamente lubrificados, sua vida útil é aumentada. Ao passo que, aqueles itens com problemas de manutenção possuem vida útil diminuída.
Conte com o time Texas Oiltech para suas análises
Precisa de análises de graxas eficientes? O time da Texas Oiltech tem equipe qualificada e laboratório de última geração para garantir que a sua empresa tenha testes fidedignos e coerentes.
Possibilitando a escolha dos melhores lubrificantes para seus equipamentos a partir de análises rigorosas que auxiliam na manutenção de longa vida útil dos itens que estão corretamente lubrificados.
Conheça nossas soluções e aproveite a tecnologia de ponta que oferecemos para contribuir para o seu negócio.
Entre em contato hoje mesmo e agende sua análise.