ASTM D524: qual a importância da análise para a indústria? 

A análise de resíduo de carbono é importantíssima para a indústria do petróleo. Tendo em vista que, a análise trará como resultado um indicador importante de observar em relação ao produto petrolífero analisado.

O método de ensaio é geralmente usado para produtos petrolíferos não voláteis. Ele visa determinar a quantidade de resíduo de carbono presente na amostra analisada após a evaporação de um óleo.

Entenda o teste ASTM D524

O teste ASTM D524 é utilizado para padronizar a análise, com o intuito de garantir que os resultados obtidos após a testagem de uma amostra sejam confiáveis.

Em resumo, o teste contribui para identificar o valor de resíduo de carbono da amostra. A partir dele, é possível entender a propensão da amostra à formação de coque. Fazendo uso dos dados levantados para que possa corrigir eventuais problemas na amostra e ter bons resultados ao usar um material de qualidade.

Resíduo de carbono e a formação de depósitos

Produtos petrolíferos que após sofrerem combustão deixam um depósito muito significativo são prejudiciais para inúmeros tipos de motores e usos do produto.

O que faz com que seja importante definir a quantidade de resíduo de carbono de uma amostra. Sempre com o intuito de manter um padrão de qualidade pré-determinado.

Uma vez que, o objetivo é garantir materiais confiáveis, de alta qualidade e que oferecem um bom desempenho para o uso diário.

Nos últimos anos, o crescimento no uso de aditivos detergentes formadores de cinzas passaram a aumentar o valor do resíduo de carbono dos óleos. No entanto, atuam também reduzindo a tendência de formar depósitos.

Todavia, a análise de qualidade da amostra continuou sendo uma demanda pertinente para a indústria, com a finalidade de garantir que o produto oferecido por ela ao mercado cumpre rigorosos padrões estabelecidos pelos órgãos competentes.

Produtos que geram muito resíduo de carbono são prejudiciais para o meio ambiente. Além disso, também são prejudiciais para a câmara de combustão onde o produto é queimado.

O que faz com que seja importante sempre testar a amostra segundo o ASTM D524 para entender o comportamento do material.

Texas Oiltech Brasil: seu laboratório de confiança

A análise de resíduo de carbono é feita pela equipe da Texas Oiltech, com equipamentos modernos e equipe qualificada.

Seguindo o padrão rigoroso da ASTM D524, a equipe Texas Oiltech Brasil é capaz de analisar a amostra com alta competência.

Investir em análise como essaé fundamental para quem busca a máxima qualidade de seus materiais, apostando em testes padronizados para que possa ter resultados sérios e confiáveis.

Com time altamente especializado e laboratório moderno, a Texas Oiltech é capaz de atender a demanda da indústria do petróleo.

Entre em contato conosco, conheça os testes que realizamos e garanta relatórios precisos sobre suas amostras.