Fazer a análise de óleo lubrificante é fundamental para que o tratamento adequado possa garantir eficiência de lubrificação dos equipamentos.
Tendo em vista que, mesmo quando trocado, é possível que o óleo conserve resíduos de contaminação do óleo lubrificante anteriormente utilizado no equipamento.
Portanto, é indispensável intervir corretamente para que seja possível eliminar problemas e atuar na prevenção.
Entenda como é realizada a análise de óleo lubrificante
A análise de óleo é feita após coletar uma amostra do produto. Ela tem como objetivo identificar as condições do óleo em uso e também identificar possíveis falhas do equipamento. Dessa forma, é possível evitar:
- Máquinas paradas;
- Desempenho lentificado;
- Diminuição de produtividade;
- Dificuldade de funcionamento do equipamento;
- Aumento de gastos com manutenção;
- Danos ao equipamento.
Uma vez que, a análise do óleo permitirá identificar qual é a qualidade do produto que está sendo usado. Verificando também se o óleo em questão cumpre sua função lubrificante.
A partir de então, é possível detectar e solucionar problemas antes que ocorram perdas significativas.
Diferentes amostras podem ser coletadas em diferentes partes do equipamento, para que análises distintas possam ser conduzidas.
Dessa forma, é possível ter um panorama geral da atuação do óleo lubrificante como resultado da análise. O que dará aos profissionais envolvidos o conhecimento necessário sobre as demandas daquele equipamento em específico.
Ao ter todos os detalhes de resultados da análise, é possível definir qual o melhor lubrificante para cada equipamento. Além disso, é possível verificar se tudo está funcionando dentro dos padrões de normalidade.
Objetivo da análise de óleo
Um ponto importante a ser levantado é que, as análises de óleos lubrificantes têm como objetivo facilitar a escolha do correto tipo de lubrificante para cada demanda. Bem como, garantir que o lubrificante esteja limpo e atuando em temperatura correta para garantir a lubrificação adequada para cada equipamento.
Portanto, é fundamental que tais análises sejam conduzidas periodicamente como parte da estratégia de manutenção de todo o maquinário.
Justamente com a compreensão de que a atuação preventiva é a melhor ferramenta para evitar desgaste desnecessário e precoce dos equipamentos.
Possibilitando que todo equipamento usado em seu cotidiano possa ter a máxima eficiência e melhor performance possível. Tudo para que alcance uma boa produtividade sem que problemas básicos como o uso do lubrificante errado possam arruinar os resultados.
Por isso mesmo, além de compreender a importância do processo e ter noção de como ele é feito, é importante entender que somente bons profissionais são capazes de entregar um resultado confiável.
Análise de óleo lubrificante deve ser executada por especialistas
Quando o assunto é a análise de óleo lubrificante, para obter resultados confiáveis se faz necessário ter uma boa equipe conduzindo o processo.
Uma vez que, existem etapas que precisam ser respeitadas. Além de procedimentos de análise que necessitam ser feitos corretamente para que o resultado obtido seja confiável.
Quando o assunto é análise de óleo lubrificante, a Texas Oiltech Brasil é qualificada e especializada.
Oferecendo uma análise de altíssima qualidade para que seja possível obter os resultados confiáveis e que vão impactar positivamente na rotina de manutenção de seus equipamentos.