A NR 12 é uma das normas regulamentadoras que prezam pela segurança de operadores de máquinas e equipamentos.
Todavia, muitos empresários não veem a íntima relação entre a análise de lubrificantes e a NR 12. Por isso mesmo, trouxemos algumas considerações.
De modo que seja possível compreender como a análise de óleo faz diferença para que a empresa cumpra a NR 12 e possa manter a segurança dos colaboradores.
NR 12: entenda a importância da análise química na segurança
As Normas Regulamentadoras (NRs) visam proteger profissionais de acidentes durante o expediente de trabalho. A NR 12, especificamente, vigora em relação às máquinas e equipamentos operados por trabalhadores durante o expediente.
O que acontece é que, essa norma impõe algumas regras em relação à proteção do profissional durante o trabalho, para garantir sua integridade física durante o expediente.
E o uso de bons óleos e lubrificantes é uma das etapas para cumprir a NR 12 com perfeição. Uma vez que, ao analisar o lubrificante usado no maquinário é possível identificar se o sistema está funcionando conforme o esperado.
Quando o óleo lubrificante já não é mais eficiente, a análise do fluido irá indicar a necessidade de troca. Garantindo assim, que a mudança possibilite o bom funcionamento do maquinário. Aspecto que evitará acidentes ao longo do expediente.
Análise de óleo indica falhas que podem causar acidentes
Para respeitar a NR 12 a empresa precisa ter maquinário funcionando em perfeitas condições. Aspecto que vai garantir a integridade dos colaboradores ao longo do expediente.
Um dos pontos importantes para garantir essas condições ideais de funcionamento é justamente usar lubrificantes adequados para o maquinário.
De modo que, o sistema funcione conforme o esperado, evitando paradas inesperadas e também acidentes ocasionados por funcionamento inadequado.
Afinal, um maquinário que não está devidamente lubrificado pode aquecer mais que o desejado, perder eficiência e ainda ocasionar um acidente mais grave.
Na análise de óleo e análise de lubrificantes, a empresa consegue obter um relatório detalhado sobre os fluidos que estão sendo usados em seus equipamentos.
Aspecto importante para que seja possível identificar se o funcionamento está conforme o esperado ou não.
Garantindo que a empresa possa fazer uma eventual substituição dos fluidos para que o maquinário funcione da melhor forma possível.
O que irá influenciar não só na segurança dos colaboradores que operam os equipamentos, como também, aumenta a produtividade.
Afinal, um equipamento que funciona nas melhores condições de operação é capaz de garantir menor custo de manutenção e aumento da produtividade.
Texas Oiltech: especialista na análise de lubrificantes
Conte com a equipe Texas Oiltech para realizar a análise de lubrificantes e óleos usados em suas máquinas e equipamentos. Dessa forma, é possível escolher os melhores produtos para que seus equipamentos funcionem conforme preconiza a NR 12.
Garantindo assim, maior segurança para seus colaboradores e maior eficiência para sua jornada de trabalho.