Petróleo bruto: conheça o teste que determina o teor de água 

A análise de petróleo bruto para identificação do teor de água presente na amostra é de grande relevância para determinar a qualidade do material analisado.

Uma vez que, o petróleo é constituído por uma mistura de compostos químicos orgânicos e geralmente há uma quantidade de água relevante na composição do petróleo durante sua extração de reservatórios.

Usando métodos adequados de produção, é possível obter um petróleo com teor mínimo de água. Todavia, conforme o reservatório é explorado, a proporção de água tende a aumentar no petróleo extraído.

Analisando o petróleo bruto, é possível determinar pela análise ASTM D4006 exatamente qual é a proporção de água no petróleo.

Qual a importância da análise de petróleo bruto?

A análise do petróleo bruto é realizada com o intuito de determinar o teor de água no material analisado. A partir de então, é possível tomar decisões embasadas em boas informações.

Cada amostra coletada tem uma proporção de teor de água, o que interfere diretamente na qualidade da amostra.

Além disso, o petróleopassará pelo processo de refino após sua extração. Por isso, é importante verificar o teor de água para determinar a melhor técnica de refino. Bem como, identificar qual é o produto que será obtido a partir da aplicação da técnica adequada.

Sempre que se trabalha com petróleo bruto, é importante analisar a composição da amostra. Tudo para que se tenha um refino eficiente, que possibilita a obtenção de um material de qualidade a partir do processo desenvolvido.

Conheça o método ASTM D4006

O método ASTM D4006 é um padrão internacional estabelecido com o intuito de analisar o teor de água no petróleo bruto.

A análise é realizada por profissionais especializados seguindo os padrões de rigor da ASTM D4006. Elavisa obter detalhes sobre a presença de água na amostra de petróleo.

Após a análise, a equipe técnica responsável emite um relatório detalhado, que revela a qualidade do petróleo brutoanalisado.

O relatório servirá para que a equipe responsável pelo refino do petróleopossa tomar boas decisões. Sempre visando obter um material de excelente qualidade após o refino adequado.

Para alcançar um derivado de petróleo de qualidade, que é vendido conforme as regras dos órgãos fiscalizadores nacionais, é de suma importância que o petróleoseja analisado por especialistas.

Este método de teste pode não ser adequado para petróleos brutos que contenham álcoois solúveis em água. Em alguns casos, onde o impacto nos resultados pode ser significativo, é aconselhável considerar o uso de outro tipo de teste, como o ASTM D4928.

Conte com a Texas Oiltech Brasil

A equipe do laboratório Texas Oiltech Brasil é especializada e experiente. Ela é capaz de auxiliar não só com a aplicação do método ASTM D4006 de análise do petróleo, como também em outras análises de amostras.

Tenha uma equipe especializada, com laboratório moderno e capacidade de atender sua demanda com eficiência. Entre em contato conosco, conheça todos os tipos de análises que oferecemos aos nossos clientes e tenha uma equipe confiável para realizar a análise de petróleo e derivados.

Com a análise detalhada, é possível garantir que suas amostras estão de acordo com os padrões de qualidade desejados. Caso exista a necessidade, a equipe oferece orientações de adequação da amostra no resultado da análise.