O Programa de Monitoramento de Combustíveis (PMQC) foi instituído para monitorar a qualidade dos derivados de petróleo, gás natural e biocombustíveis que são vendidos em todo o território nacional.
Com a atualização recente do PMQC, todos os postos revendedores serão monitorados, bem como as distribuidoras e TRRs (transportador-revendedor-retalhista).
A responsável pela supervisão é a ANP, que atua definindo visitas sem agendamento prévio para que possa fazer a coleta e análise de material nos pontos de venda. Viabilizando que possa aproveitar o fator surpresa para identificar eventuais adulterações em combustíveis.
Conheça mais sobre a PMQC e como funciona, para que possa atuar conforme as regras.
Conheça mais sobre o PMQC
O Programa de Monitoramento de Qualidade dos Combustíveis foi criado em 1998, visando cumprir o 8° artigo da Lei 9.478/1997, em relação aos incisos que tratam da garantia de qualidade e do suprimento de combustíveis em todo o território nacional.
Atualmente isto é regulamentado pela Resolução ANP n° 8/2011. A partir de então, o PMQC acompanha os indicadores de qualidade de todos os tipos de combustíveis comercializados no Brasil.
O foco é identificar pontos de não conformidade, para orientar e aperfeiçoar a atuação dos pontos de venda durante a fiscalização. Bem como, multar aqueles que estão fora dos padrões.
A ANP acompanha e orienta a fiscalização e gera informações para eventuais ações do Ministério Público, Procon, Secretaria de Fazenda e demais órgãos que firmam convênio com a ANP.
Para que, com base nos dados oferecidos pela ANP, os órgãos responsáveis possam multar e até mesmo interditar pontos de venda que estejam oferecendo combustíveis propositalmente adulterados.
Como funciona o PMQC na prática?
A cada mês são coletadas amostras de gasolina, etanol e óleo diesel, para acompanhar indicadores gerais de qualidade dos combustíveis.
As amostras coletadas são analisadas em relação a diversos parâmetros técnicos no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da ANP e nos laboratórios que foram contratados pela Agência.
Todas as instituições contratadas participam do Programa Interlaboratorial de Combustíveis, para que o serviço prestado seja de acordo com a Norma BR ISSO IEC 17025.
A norma estabelece requisitos de ensaios e calibração de equipamentos, para que todos os laboratórios possam oferecer resultados adequados.
Portanto, existe um rigoroso padrão de qualidade a ser seguido em todas as etapas, para que se possa alcançar resultados precisos e confiáveis.
Faça análises periódicas de seu combustível
Sabendo que o PMQC investe em monitorar todos os pontos que oferecem combustíveis no país, é interessante que em seu estabelecimento possa existir também um controle de qualidade interno.
A Texas Oil Laboratories do Brasil – Análises de Petróleo Ltda. é especialista em análise de combustíveis, oferecendo testes rigorosos para identificar eventuais contaminações e fraudes no combustível.
Ao investir em análise de qualidade é possível evitar multas e problemas durante fiscalizações. Bem como, oferecer combustíveis de alta qualidade para os seus clientes.
Portanto, é um investimento que dá resultado no cotidiano e impacta diretamente o seu cliente final.
Possibilitando que o consumidor tenha acesso à combustíveis de alta qualidade e com isso, seja fidelizado.
Quer saber mais? Fale conosco.